Mas por quê e para quê tanto curso?!
Uma opinião pessoal sobre o que é estudar e porquê continuar estudando 🧙♂️
A visão do todo
Sempre me fazem essa pergunta. Deixo aqui a minha resposta.
Gosto de estar sempre estudando alguma coisa. Para mim, não há nada que seja muito básico ou muito complexo que não deva ser explorado, se desperta a minha curiosidade, então vou lá e estudo.
É uma paixão que eu tenho.
Vamos pegar um exemplo. Já fiz diversos cursos que abordam o tema do Design Thinking e por quê eu deveria fazer mais outros que abordam o mesmo tema? A minha visão é a de que quanto mais estivermos dispostos a aprender um assunto por diversas lentes, mais teremos a visão do todo.
Como no exemplo abaixo, vamos supor que exista um objeto que estamos querendo identificá-lo apenas pela sua sombra projetada. Nós não sabemos, até o momento, que ele é um cilindro.
Vamos considerar que eu tenho apenas a visão do objeto pela perspectiva da projeção quadrada e você pela redonda. Então, apenas olhando as projeções, consequentemente, eu acho que o objeto é um cubo e você acha que é uma esfera. Só que ambos não estamos 100% corretos, pois não temos a visão do todo.
Agora, se você me explica o seu ponto de vista sobre o objeto e eu explico para você o meu, ambos podemos combinar nossas visões e fazermos a dedução correta de que o objeto é de fato um cilindro, pois agora temos a visão do todo.
E é por isso que procuro estudar e estressar um assunto para conseguir ter esse tipo de visão.
Aqui vale a máxima:
Never take something for granted.
Ou seja, nunca menospreze qualquer coisa, por menor que ela seja. Minha opinião é a de que nunca devemos subestimar qualquer conhecimento que possamos adquirir, por mais básico que ele possa ser. Há sempre algo novo a aprender.
Um exemplo disso, foi o curso de desenho da artAcademia. Fiz ele três vezes com três professores diferentes, sendo que o curso tem duração de 10 meses. Então, só na artAcademia, estudei por 30 meses a disciplina de desenho.
Mesmo após o fechamento da artAcademia e o término dos cursos na ICS.art, continuei estuando por conta e caso queiram dar uma olhada no que produzi durante o tempo que me dediquei à disciplina de Concept Design & Visual Development, visitem: https://bkatekawa.tumblr.com/
Leonardo Da Vinci era um Perdedor
Quando eu dediquei meu tempo para estudar Concept Design & Visual Development, meus professores sempre me recomendavam estudar os desenhos de grandes mestres e suas técnicas por meio da observação de suas obras.
Decidi iniciar pelo mestre Leonardo Da Vinci. Não apenas estudei suas obras como também sua biografia e, em uma das disciplinas do curso de Design Gráfico da Belas Artes, tive a oportunidade de escrever uma dissertação sobre ele e que você pode conferir abaixo.
Da Vinci nos ensina que estudando assuntos diferentes, temos a possibilidade de aumentar o nosso repertório e sermos capazes de fazer algumas conexões bastante interessantes. Essas conexões podem ser muito úteis na hora de resolver um problema.
Ele estudou até o momento que teve que partir desse mundo. Apesar de nunca ter terminado sequer uma obra, ele foi um profissional prolífico. Mas e a Mona Lisa? A Última Ceia? Não são obras terminadas? Não. Não do ponto de vista de Leonardo..
Para explicar melhor o que estou querendo dizer com isso e com o título dessa seção, por favor, assistam as três partes dessa maravilhosa essay.
The Long Game Part 1: Why Leonardo DaVinci was once a loser
The Long Game Part 2: the missing chapter
The Long Game Part 3: Painting in the Dark
É uma essay que retorno a assistir de tempos em tempos para me lembrar de que o mundo é muito maior do que pensamos, que existe uma infinidade de coisas e pessoas super interessantes para estudarmos e aprendermos juntos e que a jornada é mais importante do que o destino. Além disso, também me faz colocar em meu lugar e admitir que eu não sei tudo, mas que devo continuar com a vontade de aprender.
Musashi era um andarilho
Nessa seção, vou expressar o meu ponto de vista utilizando um exemplo, talvez o maior deles, que é de Miyamoto Musashi.
Não vou me ater à sua biografia, pois isso é algo que podemos facilmente encontrar na Internet, mas para quem o desconhece e de forma bem resumida, Musashi foi um espadachim, filósofo, estrategista, escultor, escritor e pintor que nasceu e morreu no Japão entre os anos de 1584 e 1645.
Ele nunca se ateve a nenhuma técnica específica e a nenhum código que regia a sociedade na época.
Apesar de nunca ter estudado nenhuma técnica específica, ele sempre buscou o aperfeiçoamento de sua própria técnica. Unindo corpo, mente e espírito.
Em sua biografia romantizada, nas retratações pelo mangá e nos filmes, Musashi é inicialmente retratado como um andarilho que sai desafiando todos os samurais renomados da época apenas para se mostrar como "O Mais Forte" e ganhar fama por todo o Japão. Contudo, no decorrer das narrativas, começamos a perceber uma mudança em seu caráter, um amadurecimento na sua visão de o que são as artes marciais, o que é espiritualismo, o valor à vida, o desapego às coisas mundanas e o real significado de aprender.
Assim, ele começou a focar no aprimoramento pessoal e levou isso consigo até seu último momento de vida.
E é nesse ponto que eu gostaria de chegar nessa discussão.
Minha opinião é a de que por meio dos estudos, buscando nosso crescimento, somo capazes de nos aprimorarmos por dentro e por fora. Além disso, se estivermos sempre abertos ao conhecimento, independente de sua origem, há a possibilidade de nos desenvolvermos melhor como indivíduos e construirmos melhores relações com as pessoas.
Caso queiram saber um pouco mais sobre Musashi, assistam o vídeo abaixo, uma das poucas produções nacionais que encontrei e que está bem contada.
E aqui uma produção internacional que também é uma das poucas que está bem contada e de forma realista.
Aqui, uma análise bem legal do Nerdologia.
Admitir que não sabemos de tudo, como mencionei anteriormente, nos abre um caminho o qual ainda não havíamos explorado e que podemos aproveitar a jornada ao trilharmos ele e tirar aprendizados valiosíssimos para nossas vidas.
E é isso! 🙌
Em se falando de estudar, caso queira conferir a minha lista de cursos recomendados, é só seguir para o post abaixo.
Muito obrigado pela sua paciência! 🙏